Vacinas (Centro de Imunização Emílio Ribas)

logo-er-230x1801

Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 h às 17h

 

CENTRO DE IMUNIZAÇÃO EMÍLIO RIBAS

Prevenção é tudo de bom!  

 

ATUALIZADO EM 11/12/2017

O CENTRO DE IMUNIZAÇÃO DO HOSPITAL EMÍLIO RIBAS oferece gratuitamente mais de 20 tipos de vacinas disponibilizadas pelo SUS e possui uma equipe altamente qualificada para atender você!

Desde abril de 2017, para evitar a sobrecarga nos horários de pico e maior tempo de espera para os usuários, adotamos o agendamento para algumas vacinas.   

TODAS AS VACINAS SÃO COM AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO:

Hoje o agendamento prévio é obrigatório para todas as vacinas.

Faça o agendamento online aqui: http://www.emilioribas.sp.gov.br/agendamento-vacina/

LOCALIZAÇÃO DO EMÍLIO

O Emílio Ribas fica na avenida Doutor Arnaldo, 165, próximo às estações Clínicas (linha verde) e Paulista (linha amarela) do metrô. Seja bem-vindo!

IMPORTANTE:  Temos um Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) que é voltado, especialmente, ao atendimento de pacientes com doenças ligadas à imunidade e que necessitem de vacinas específicas.  Se este não for o seu caso, você também pode se vacinar nos postos de saúde (ou Unidades Básicas de Saúde) próximos da sua casa! 

CONHEÇA AS VACINAS DISPONÍVEIS GRATUITAMENTE PELO SUS:

Clique abaixo:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao

 

 

CONHEÇA A LISTA COMPLETA DE SERVIÇOS DE SAÚDE DA PREFEITURA E AS UNIDADES BÁSICAS ONDE VOCÊ TAMBÉM PODE SE VACINAR:

Clique abaixo:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/organizacao/Unid_Munic_Saude_Zona.pdf

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A VACINA DE FEBRE AMARELA: 

 

 

CERTIFICADO INTERNACIONAL DA VACINA DE FEBRE AMARELA  

Por determinação da Anvisa, somente pessoas que têm comprovação de viagem internacional (passagens) podem solicitar o certificado internacional.

passo 1:  preencha o pré-cadastro da Anvisa, que é obrigatório para obter o certificado internacional da vacina: https://civnet.anvisa.gov.br/civnet/app/viajante/login?wicket-crypt=r_M3418LK7g.

passo 2:  agende um horário para tomar a vacina:  http://www.emilioribas.sp.gov.br/agendamento-vacina/

Você receberá no hospital, o seu certificado.

  • Caso você não vá viajar para fora do Brasil agora, o certificado não é necessário, mas fique tranquilo, ele poderá ser solicitado posteriormente, caso precise no futuro. Guarde o comprovante.
  • Fique atento, pois o pré-cadastro da Anvisa é diferente do pedido de agendamento no Emílio Ribas. Ambos são obrigatórios para que você possa se vacinar.
  • IMPORTANTE: LEMBRE-SE QUE A VACINA DEMORA 10 DIAS PARA FAZER EFEITO, POR ISSO, SE VOCÊ FOR VIAJAR PARA ÁREAS DE RISCO OU PARA REGIÕES QUE EXIJAM O CERTIFICADO INTERNACIONAL, PROGRAME-SE COM ANTECEDÊNCIA PARA TOMAR A VACINA DE FEBRE AMARELA.

Para conhecer outros locais de vacinação contra a febre amarela, clique aqui:

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/unidades-de-referencia/fa/posto_fad1.htm

NÚMERO DE DOSES DA VACINA DE FEBRE AMARELA

  • Seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer pessoa estará imunizada contra a febre amarela, se tomar uma única dose. A antiga dose de reforço não é mais recomendada porque estudos apontaram que a imunidade protetora permanente se desenvolve em 30 dias para cerca de 99% das pessoas que receberam uma única dose da vacina. Portanto, qualquer pessoa que tomou uma dose da vacina ao longo da vida é considerada imunizada.

RESTRIÇÕES PARA A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

  • O público-alvo da vacinação contra a febre amarela são as crianças com mais de 9 meses e adultos com menos de 59 anos que morem ou visitem áreas de recomendação da vacina dentro ou fora do Brasil. Idosos (pessoas com mais de 60 anos) podem receber a vacina apenas com uma indicação médica por escrito, atestando que não há restrição médica.
  • Mulheres que estejam amamentando podem tomar a vacina, desde que suspendam a amamentação por 10 dias.
  • Quem toma a vacina contra a febre amarela fica apto a doar sangue novamente 4 semanas após ter sido imunizado.

2ª VIA DO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

  • Caso você tenha tomado a vacina no próprio Emílio Ribas, basta vir ao Centro de Imunização, de segunda à sexta, das 8h às 17h, com um documento pessoal.
  • Caso tenha tomado em qualquer outro lugar, a 2ª via só pode ser solicitadas em um posto da Anvisa.

SAIBA MAIS SOBRE A VACINA DE RAIVA

VACINA PARA ACIDENTES COM ANIMAIS (SEM NECESSIDADE DE AGENDAMENTO)

Qualquer pessoa que seja mordida ou sofra arranhão de um animal deve procurar atendimento médico para avaliação de urgência.

Hoje em São Paulo, cinco locais oferecem este tipo de atendimento:

  • PS Santana
  • PS Lapa
  • PS Santos Amaro
  • Hospital Municipal Ignácio Proença Gouveia (Mooca)
  • Instituto Emílio Ribas.

Somente após a avaliação médica, haverá ou não a indicação para a vacina contra a raiva. Para URGÊNCIA CONTRA A RAIVA, o Emílio Ribas atende de segunda à sábado, das 8h às 18h.

IMPORTANTE:

ESTE TIPO DE ATENDIMENTO É CONSIDERADO EMERGENCIAL E NÃO NECESSITA DE PRÉVIO AGENDAMENTO.

 

VACINA PARA PROFISSIONAIS QUE TRABALHEM COM ANIMAIS (AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO)

Neste caso, o atendimento não é emergencial e o agendamento é obrigatório.

Podem tomar a vacina apenas profissionais e estudantes que trabalhem diretamente com animais, desde que comprovado através de documento ou crachá de identificação. É o caso, por exemplo, de funcionários de pet shops ou alunos de medicina veterinária.

O processo é chamado de TRATAMENTO PRÉ-EXPOSIÇÃO  e é composto por 3 doses da vacina e coleta de exame de sorologia (após 15 dias da última dose).

  • Um laudo das sorologia será emitido pelo laboratório do Instituto Pasteur, em média, após dois meses depois a coleta do exame.
  • A 2ª e a 3ª doses da vacina também terão que ser agendadas com nossa equipe logo após o atendimento para a primeira dose em nosso Centro de Imunização.
  • Somente após a última dose da vacina, será autorizado o exame de sorologia. Nosso setor de coleta funciona de segunda à sexta, das 7h às 15h30.
  • Para a coleta da sorologia, é necessário trazer documento com foto (Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação), o pedido de sorologia (emitido pela nossa Sala de Imunização) e a caderneta de vacinação antirrábica.
  • Nossa equipe de enfermagem fica responsável pela entrega do resultado do exame de sorologia, que fica pronto aproximadamente 40 dias após a coleta. A equipe irá avaliar se há ou não a necessidade de uma dose extra de reforço da vacina.
  • Por questões éticas, não disponibilizamos o resultado do exame a terceiros.